O regresso às aulas: 1#Pais e Filhos

O regresso às aulas parte #1 Pais


images.jpgOlá meninas espero que estejam bem, nestes dias estive a preparar uma lista, com dicas no papel sobre um tema que em finais do mês de Agosto começa a ser motivo de preocupação no seio familiar.


 


Falamos do regresso às aulas, tal como podem ver pelo tema, este regresso ao mundo escolar afecta tanto pais como filhos. Ambos têm nesta altura e no decorrer dos períodos escolares uma responsabilidade redobrada para terminar com sucesso esta etapa da vida. 


 


images (1).jpg


- A presença dos pais na vida escolar dos seus educandos é de todo a mais importante particularidade para que estes se sintam confiantes de que farão um bom trabalho.


Então espero que relativamente aos pais, vá ajudar ou complementar um pensamento vosso com estas dicas que vos deixo:


1. Marque atempadamente uma ida ao médico com o seu filho: Para os meninos e meninas que começam o primeiro ano escolar é fundamental um ida ao médico, nomeadamente para controlar a visão, audição, nariz, garganta e dentes, assim esclarecemos qualquer problema que possa existir e deva ser tratado.


Para quem já inicia o ensino básico/secundário, aí a partir do 5ºano, é incutir a responsabilidade ou pelo menos tentar, em que o filho ande sempre com um agasalho, apesar de sabermos que enquanto jovens não vão ligar muito ao que os pais dizem a nível de protecção contra o frio, porque dizem que nunca têm, até eu dizia!


A partir do secundário a mentalidade altera, tornando mais acessível a conversa e o aconselhamento, embora aí comece mesmo a altura quase que independente, ainda assim não é demais avisar e aconselhar.


 


2. A compra dos manuais escolares: Com o passar do tempo o ano escolar altera-se, e os manuais escolares assumem um peso cada vez maior nos gastos totais do regresso às aulas.


Para combater esta despesa os pais podem adoptar várias estratégias tais como, constituir uma poupança poupando parte do subsídio de férias. Analisar todas as campanhas de desconto para a compra mais vantajosa, entre os 10 e os 15%.


 


3. Faça com que o seu filho o acompanhe na compra do material escolar: Crie um orçamento para o material escolar, converse com os seus filhos e tente explicar que existe um limite a cumprir. Que a escolha da mochila, dos cadernos, das canetas, entre outros artigos, se pode ajustar dentro desse valor.


Tente dar a escolher ao seu filho: se quiser ter uma mochila mais cara, deverá escolher umas canetas mais básicas e baratas. Desta forma, consegue ir ao encontro dos desejos das crianças sem comprometer o orçamento da família.


 


4. Os horários de deitar e levantar: Quem nunca se sentiu um robô na primeira semana escolar, os pais sabem-no porque já estiveram naquele lugar. Pois bem com as crianças não é muito diferente, durante as férias os momentos de adormecer e acordar ficam para mais tarde. Tendo em conta que voltar ao dito normal, não se faz do dia para a noite, convem que na semana antes do início das aulas comece a deitar cedo o seu filho e faça o mesmo para as refeições.


Para manhãs mais calmas e sem correrias, "Magda Dias aconselha a programar o despertador dos pais para mais cedo e, a partir do 1º ano de escolaridade, ter um despertador também para os filhos, a que se pode somar um quadro com imagens das tarefas da manha (vestir, tomar o pequeno-almoço, calçar os sapatos, etc.)."


 


Por fim e a dica para pais que seja talvez a mais importante de todas as anteriores, visite a escola nova com o seu filho: Uma boa forma de combater a ansiedade, dos pais e das criança é marcar uma visita ao recinto escolar para conhecer o espaço: salas de aula, cacifos, refeitório, ginásio, entre outros espaços escolares. A solução é simples e atenua o medo do desconhecido. Para os mais velhos o ir para uma escola com adolescentes mais velhos por vezes é visto como 'eu já sou crescida(o)'


 


Espero ter ajudado com estas pequenas dicas para os pais, e se és filha e leste este post vês que é uma 'ginástica' bem grande aquela que os pais têm de fazer todos os ciclos escolares.


 


Beijinhos meninas, podem seguir-me em:


http://cosmobeauty.pt


facebook.com/CosmobeautybyDP, Página Cosmobeauty by Daniela Pereira


instagram|pinterest|twitter: @danielaepereira


danielaalexandraepereira@gmail.com


 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.